segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Ocupar-me das coisas que são minhas

“Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos” (Confúcio).

Exigir significa reclamar em função de direito legítimo ou suposto. Quando eu exijo mais de mim mesmo dos que dos outros, começo a descobrir que a melhoria das pessoas e da sociedade começa por mim mesmo. Quando começo a trabalhar as minhas limitações, irritabilidades, incapacidades, etc. vou percebendo que projetava nas outras pessoas aquilo que era meu mesmo. Quando exijo mais de mim, deixo de preocupar com as coisas dos outros e passo a ocupar-me das coisas que são minhas.

Podes ter certeza disso: quando tu melhoras, acabas melhorando o ambiente que te cerca. Quando tu evoluis no teu processo de aperfeiçoamento, atinges também aqueles (as) que te cercam: tua família, teus amigos, a comunidade, a sociedade que estás imerso. O conhecimento, a sabedoria, a paz estão dentro de ti. Não os procures em outros lugares... Volta-te para ti mesmo e encontrarás o teu equilíbrio e a tua paz!

Abraços terapêuticos,
Frei Paulo Sergio, ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário